Notícia postada em 04/11/2025
Sessão Solene homenageará personalidades e instituições que contribuíram de forma relevante para o país
O Tribunal de Contas da União (TCU) realizará, nesta quarta-feira (5/11), às 10h, uma Sessão Extraordinária Solene para a entrega do Grande-Colar do Mérito, a mais alta condecoração concedida pela Corte. A cerimônia ocorrerá na Sala Ministro Luciano Brandão e Souza, na sede do Tribunal, em Brasília (DF), com transmissão ao vivo pelo canal oficial do TCU no YouTube.
Instituído pela Resolução-TCU nº 160/2003, o Grande-Colar do Mérito homenageia personalidades e instituições, nacionais ou estrangeiras, que se destacaram por méritos excepcionais e por contribuições relevantes ao país, reconhecendo o papel de destaque de cada agraciado na promoção do interesse público e do desenvolvimento nacional.
Agraciados da edição 2025
Nesta edição, os homenageados são:
• Raimundo Carreiro, ministro emérito do TCU;
• António Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU);
• Antoninho Trevisan, professor e empresário;
• Camilo Benítez, presidente da Organização Latino-Americana e do Caribe de Instituições Superiores de Controle (OLACEFS) e controlador-geral do Paraguai;
• Mariangela Hungria, pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa);
• Pierre Moscovici, presidente da Corte de Contas da França;
• Robson Braga, ex-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI); e
• Sistema Globo de Televisão.
Sessão solene
O ministro Antonio Anastasia será o orador da cerimônia, representando o Tribunal de Contas da União. Em nome dos agraciados, o discurso será proferido pelo ministro emérito Raimundo Carreiro.
Com a outorga do Grande-Colar, o TCU reafirma o compromisso de reconhecer e valorizar ações e trajetórias que fortalecem as instituições democráticas, a ética pública e a boa governança.
Fonte: https://portal.tcu.gov.br/imprensa/noticias/cerimonia-de-entrega-do-grande-colar-do-merito-do-tcu-ocorre-nesta-quarta-feira