24/09/2025
TCU. “Juntos pelo Cidadão” fortalece gestão municipal e incentiva controle social no Pará

Notícia postada em 24/09/2025
O Tribunal de Contas da União (TCU) concluiu mais um ciclo do Programa Juntos pelo Cidadão, iniciativa que busca fortalecer a gestão pública municipal e incentivar o controle social. As ações mais recentes ocorreram nos municípios de Breves e Abaetetuba, no estado do Pará.
Atividades em Abaetetuba
Na primeira etapa, o TCU realizou escuta qualificada com gestores locais e representantes da sociedade civil, identificando desafios e promovendo diálogo para melhorar a efetividade das políticas públicas.
Nos dias 28 e 29 de agosto, a segunda fase contou com uma reunião de devolutiva, em que foram apresentados os resultados das escutas, além de palestra sobre controle social e participação cidadã, conduzida por representantes do TCU e da prefeitura.
Houve ainda a capacitação de cidadãos como fiscais cívicos, que fiscalizaram uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Os achados foram entregues à gestão da unidade e à secretaria municipal de saúde, que assumiram compromissos de melhoria.
Segundo o dirigente da UBS, Jackson de Nazaré, a experiência foi transformadora:
“Em nome de todos os servidores da unidade, agradeço ao TCU pela iniciativa. O programa valorizou pontos positivos, como as capacitações, e evidenciou fragilidades que nos fazem refletir sobre formas de melhorar nosso atendimento.” Ele destacou, por exemplo, a observação de uma fiscal cívica sobre o atendimento a um paciente autista em crise.
Experiência em Breves
Entre 1º e 3 de setembro, o programa também foi realizado em Breves, com atividades semelhantes: escuta qualificada, palestra sobre participação cidadã e controle social e formação de fiscais cívicos. Estes, por sua vez, fiscalizaram uma UBS, entregando os resultados à gestão local e à secretaria municipal de saúde, que se comprometeram com melhorias.
A fiscal cívica Leudivania Balieiro relatou que aprendeu como os usuários podem colaborar para aprimorar os serviços públicos:
“Compreendi que o controle social é uma forma de ajudar a melhorar o atendimento.”
Formação continuada e expansão
Além das ações presenciais, o programa incentiva gestores locais a participarem das trilhas de capacitação em gestão pública municipal, oferecidas pelo Instituto Serzedello Corrêa (ISC).
De acordo com Henrique Ziller, auditor da Diretoria de Relacionamento com Cidadão, Governos e Órgãos de Controle da SRI, o programa tem caráter contínuo e colaborativo:
“Seguimos, em conjunto com nossos parceiros locais, acompanhando e trabalhando na evolução do programa. Identificamos diversos fiscais cívicos manifestando o desejo de atuar como agentes multiplicadores, ampliando o alcance da iniciativa em suas comunidades. Mais que uma ação pontual, o Juntos pelo Cidadão é um movimento colaborativo que cresce a cada município e se multiplica por meio da sociedade civil.”
Compartilhe