Notícia postada em 29/07/2025
O Tribunal de Contas da União (TCU) julga nesta quarta-feira (30/7), a partir das 14h30, um processo que avalia as políticas públicas do governo federal voltadas à inclusão digital da população brasileira. A relatoria está a cargo do ministro Aroldo Cedraz, e a sessão será transmitida ao vivo pelo canal do TCU no YouTube. O processo em análise é o TC 039.324/2023-0.
O objetivo da auditoria operacional conduzida pelo TCU é verificar se as ações e programas governamentais estão, de fato, promovendo melhorias na conectividade e no acesso à internet de qualidade, contribuindo para reduzir a exclusão digital no país.
A fiscalização abrange diversos aspectos relevantes da política pública, como:
• Planejamento e objetivos das ações;
• Coordenação entre os órgãos envolvidos;
• Estrutura e capacidade das instituições;
• Disponibilidade de recursos;
• Transparência e participação social.
O foco central do trabalho é entender como e em que medida as iniciativas do governo estão sendo efetivas para ampliar o acesso à internet para milhões de brasileiros ainda desconectados ou com conectividade precária.
Com isso, o TCU busca fornecer um diagnóstico técnico qualificado sobre a efetividade da política pública de inclusão digital, contribuindo para o aperfeiçoamento da atuação do Estado nesse tema estratégico para o desenvolvimento social e econômico.
Fonte: https://portal.tcu.gov.br/imprensa/noticias/processo-que-avalia-politica-publica-para-inclusao-digital-sera-julgado-nesta-quarta