Notícia postada em 11/09/2025
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) e a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (Sedest-PR) iniciaram um levantamento estadual sobre a gestão de resíduos sólidos urbanos nos 399 municípios paranaenses. Para isso, foi enviado um questionário às prefeituras, que devem responder até o dia 15 de setembro.
A iniciativa tem caráter orientativo e não fiscalizatório. O objetivo é mapear a realidade local, de forma a apoiar os municípios no planejamento e na execução de ações mais efetivas e eficientes. O TCE-PR oferecerá apoio técnico na formulação e aprimoramento de políticas públicas e na promoção de soluções consorciadas. Já a Sedest-PR fornecerá apoio financeiro e técnico, além de propor e desenvolver políticas ajustadas às diferentes realidades municipais.
Segundo comunicado enviado às prefeituras pelo Canal de Comunicação (CACO), os dados coletados serão fundamentais para orientar estratégias conjuntas entre Estado, municípios e demais órgãos envolvidos, alinhando-se às diretrizes do Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS-PR) e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
O preenchimento do questionário é obrigatório e deve ser feito pelo responsável pela área de limpeza urbana ou resíduos sólidos no município. O tempo estimado para conclusão é de até dez minutos. A Coordenadoria de Atendimento ao Jurisdicionado e de Controle Social (CACS) do TCE-PR reforça a importância do cumprimento do prazo, uma vez que as informações irão subsidiar a definição de prioridades, a alocação de recursos e o apoio técnico aos municípios.
Fonte: https://www1.tce.pr.gov.br/noticias/levantamento-visa-ampliar-sustentabilidade-na-gestao-do-lixo-nos-municipios-do-parana/12453/N