Notícia postada em 18/09/2025
Duas ferramentas de inteligência artificial (IA) cedidas gratuitamente pelo Tribunal de Contas da União (TCU) vão reforçar as atividades de fiscalização do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). A cooperação foi formalizada por meio de contratos de licenciamento que permitem ao órgão paranaense utilizar o ChatTCU e o CopilotTCU, ambos desenvolvidos pelo TCU.
O ChatTCU funciona como um assistente virtual especializado em conhecimentos gerais, jurisprudência selecionada, normativas, documentos, peças processuais e serviços administrativos. Já o CopilotTCU atua como assistente de redação, integrado ao programa Word, realizando automaticamente mais de 60 verificações em relatórios de auditoria, instruções processuais e votos — entre elas, checar nomes, CPFs de fiscalizados e até se são beneficiários de programas do governo federal.
A ampliação do uso de IA está entre as prioridades da gestão do conselheiro Ivens Linhares na Presidência do TCE-PR (biênio 2025-2026) e segue o alinhamento do Plano Estratégico 2022-2027 e do Plano de Gestão 2025-2026 da Corte. Ao propor a formalização do convênio, a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) destacou que o objetivo é “fomentar a inovação e aumentar a eficiência do trabalho desempenhado pelo TCE-PR.”
As duas ferramentas integram o Portal de Boas Práticas dos Tribunais de Contas (LabTCs), que reúne atualmente 107 iniciativas reconhecidas entre os 33 tribunais de contas do país. Criado pela Atricon e pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), o portal estimula a troca de experiências e o fortalecimento do sistema de controle externo brasileiro.
Vigência de 30 anos
O convênio não envolve repasse de recursos financeiros, mas prevê o intercâmbio de informações técnicas e operacionais. Os contratos terão vigência de 30 anos, período em que os servidores do TCE-PR contarão com suporte técnico do TCU.
A formalização do acordo, relatada pelo presidente Ivens Linhares, foi aprovada por unanimidade pelo Tribunal Pleno, na Sessão Ordinária nº 32/2025, concluída em 3 de setembro. A decisão está registrada no Acórdão nº 2420/25 – Tribunal Pleno, publicado em 9 de setembro, no Diário Eletrônico do TCE-PR (edição nº 3.522).
Fonte: https://www1.tce.pr.gov.br/noticias/com-apoio-do-tcu-tce-pr-ampliara-uso-de-inteligencia-artificial-no-controle-externo/12473/N