Notícia postada em 05/09/2025
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) promoveu, nesta semana, a capacitação de aproximadamente 1.350 servidores e gestores públicos em duas cidades do norte do Estado. Em Maringá, foi realizada mais uma etapa da Jornada das Contratações Públicas: da Teoria à Prática, do Planejamento à Execução; já em Londrina, o foco foi a gestão e fiscalização de contratos de prestação de serviços com dedicação exclusiva de mão de obra.
O curso de Londrina integra o Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) firmado entre o TCE-PR e a Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), voltado a corrigir impropriedades encontradas em terceirizações de pessoal.
Jornada das Contratações Públicas
A Jornada busca capacitar servidores das áreas administrativa e jurídica para conduzir licitações com eficiência, legalidade e inovação, em conformidade com a Lei nº 14.133/2021. Em Maringá, o evento foi sediado na Universidade Cesumar e conduzido pelos auditores de controle externo Marcondes Almeida Correa e Lúcio Thadeu Coelho de Moura, da Diretoria de Tecnologia e Informação (DTI) do TCE-PR.
Gestão na área da Educação
Em Londrina, o curso reuniu cerca de 1.300 diretores e servidores de escolas estaduais dos núcleos regionais de Educação do Norte e Noroeste do Paraná. A capacitação foi ministrada pelo auditor de controle externo Felipe Vilson Vidi, gerente de fiscalização da Segunda Inspetoria de Controle Externo (2ª ICE) do TCE-PR, sob a superintendência do conselheiro Maurício Requião.
“Trata-se de um evento de grande importância por reunir os servidores responsáveis por contratos que envolvem todas as escolas estaduais. É fundamental muni-los de conhecimento para que eles possam avaliar se estes contratos estão sendo executados da forma adequada”, destacou Vidi.
Para o assistente do Núcleo de Educação de Loanda, Cleder Mariano Belieri, a capacitação tem impacto direto na rotina escolar:
“Conhecer é poder, portanto, enquanto gestores, precisamos de informações que possam melhorar nossa atuação e nossa compreensão dos contratos no espaço da escola, para que, assim, possamos atender melhor os alunos”.
Próximos passos
A próxima etapa do curso está programada para Foz do Iguaçu, nos dias 16 e 17 de setembro, contemplando todos os 32 núcleos regionais da Seed-PR. Atualmente, a secretaria mantém 42 contratos de dedicação exclusiva de mão de obra, que atendem às 2.100 escolas estaduais do Paraná.
Fonte: https://www1.tce.pr.gov.br/noticias/capacitacoes-do-tce-pr-beneficiam-cerca-de-1350-servidores-em-maringa-e-londrina/12450/N