14/04/2025
TCE-PR capacita 2 mil agentes municipais no início do mandato 2025-2028

Notícia postada em 14/04/2025
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) encerrou nesta sexta-feira (11) o ciclo de capacitações “Início de Mandato – Desafios e Responsabilidades: Preparação para a Abertura de Exercício e Prestação de Contas Eficiente”, voltado a orientar gestores e servidores municipais. Ao todo, cerca de 2 mil agentes públicos de todo o estado participaram dos encontros promovidos pela Escola de Gestão Pública do TCE-PR, com o apoio das associações regionais de municípios.
A última etapa do programa foi realizada em Maringá, na Unicesumar, e reuniu aproximadamente 250 participantes das prefeituras vinculadas à Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar) e à Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep). A programação contou com a participação do Ministério Público Estadual (MPE) e de representantes do Tribunal de Contas da União (TCU).
Aproximação com os gestores
Na abertura do evento, o presidente do TCE-PR, conselheiro Ivens Linhares, destacou que a atual gestão priorizará a orientação contínua aos agentes públicos municipais. “O papel do Tribunal, além de fiscalizar e sancionar, é também o de prestar orientações. Essa troca de ideias é essencial, pois nos ajuda a enxergar as reais necessidades de cada município e a apontar caminhos mais adequados. Vamos continuar essa aproximação com os gestores e a sociedade para que o Tribunal possa exercer efetivamente suas competências”, afirmou.
O prefeito de Maringá, Silvio Barros, elogiou a iniciativa do TCE-PR, reforçando o papel pedagógico da Corte. “Normalmente os órgãos de controle são vistos com certo receio, pois parte-se do princípio de que o gestor está fazendo algo errado. Já esta atitude do Tribunal de vir aqui e nos orientar a fazer o certo é fundamental para nós”, pontuou.
Mesa de abertura e temas abordados
A mesa de abertura contou ainda com a presença da presidente da Amusep e prefeita de Mandaguari, Ivoneia Furtado; do presidente da Amunpar e prefeito de Mirador, Fabiano Travain; do deputado federal Alex Canziani; do procurador de Justiça Mauricio Kalache; do procurador-geral do Ministério Público de Contas do Paraná (MPC-PR), Gabriel Guy Léger; da presidente da Câmara Municipal de Maringá, Majô Capdeboscq; do coordenador-geral de Fiscalização do TCE-PR, Rafael Ayres; e da reitora da Unicesumar, professora Solange Munhoz Lopes.
Na palestra de abertura, Linhares ressaltou a importância da avaliação da implementação de políticas públicas nas áreas essenciais, como saúde, educação e assistência social. Ele lembrou que, desde 2022, o TCE-PR passou a considerar esse aspecto nas análises das contas anuais dos prefeitos, por meio do Programa de Avaliação de Contas Municipais de Governo (ProGov).
Interiorização do conhecimento
O ciclo de capacitações teve início em fevereiro e percorreu oito cidades-polo do Paraná: Curitiba, Francisco Beltrão, Londrina, Cascavel, Guarapuava, Campo Mourão, Santo Antônio da Platina e, por fim, Maringá. O objetivo foi preparar os gestores e equipes técnicas das administrações municipais para os desafios do início do mandato 2025-2028, com foco em planejamento, gestão fiscal, prestação de contas e boas práticas administrativas.