Notícia postada em 02/10/2025
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) iniciou auditoria para verificar a legalidade dos descontos em folha de mais de 30 mil aposentados e pensionistas do Município de Curitiba. O trabalho é conduzido pela Coordenadoria de Acompanhamento de Atos de Gestão (CAGE), em parceria com o Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC), e, a partir da próxima semana, contará também com a participação do Observatório Social do Brasil (OSB).
O levantamento preliminar apontou que cerca de 7 mil servidores têm descontos consignados em favor de sindicatos, que agora poderão ser questionados quanto à legalidade dos repasses.
Segundo o auditor de controle externo Diogo Ramina, a apuração busca esclarecer se os descontos foram de fato autorizados, identificar as entidades responsáveis pelas retenções e avaliar a transparência dos procedimentos.
A fiscalização será realizada por amostragem, com entrevistas via WhatsApp junto aos beneficiários, para confirmar:
• se o aposentado ou pensionista tem ciência do desconto;
• se houve autorização formal;
• há quanto tempo ele é realizado;
• e, em caso de ausência de autorização, se houve tentativa de interromper os repasses.
Contexto
O presidente do TCE-PR, conselheiro Ivens Linhares, destacou que o fortalecimento da gestão e a busca pelo equilíbrio financeiro e atuarial dos regimes previdenciários estaduais e municipais estão entre as prioridades do biênio 2025-2026. Atualmente, o Tribunal fiscaliza o Paranaprevidência e os 177 RPPS municipais existentes no Paraná.
Fonte: https://www1.tce.pr.gov.br/noticias/tce-pr-audita-descontos-de-aposentados-e-pensionistas-do-municipio-de-curitiba/12511/N