07/08/2025
CGU sorteia novos estados e municípios que serão avaliados pelo programa CGU Presente

Notícia postada em 07/08/2025
A Controladoria-Geral da União (CGU) realizou, nesta quarta-feira (6), o sorteio dos estados e municípios que receberão a visita de auditores do programa CGU Presente, iniciativa que visa aprimorar a execução das políticas públicas no país. Nesta etapa, a avaliação será focada na estruturação da rede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
O programa tem como premissa central ouvir a população e promover diagnósticos qualitativos sobre a efetividade das ações governamentais, especialmente no âmbito social.
Autoridades destacam impacto e capilaridade do programa
Durante a cerimônia, o ministro da CGU destacou o caráter estratégico da iniciativa:
“O CGU Presente é uma representação importante do trabalho realizado pela CGU. Com a visão que este programa nos dá, conseguimos trabalhar para melhorar políticas públicas importantes para o país. Escutar a população que recebe as políticas públicas, as políticas sociais, para entender e conseguir construir uma avaliação bem feita e qualitativa desses programas é a alma do nosso trabalho.”
A secretária-executiva da Controladoria, Eveline Brito, reforçou o compromisso do programa com a transformação da realidade social:
“É um trabalho, de fato, colaborativo e que tem como premissa a escuta do cidadão. Não é somente fazer recomendações e apontar melhorias. O programa acompanha e colabora para que essas melhorias e recomendações sejam implementadas e para que a política pública seja aprimorada, alcançando mais pessoas e transformando mais vidas.”
Já o secretário federal de Controle Interno, Ronald Balbe, enfatizou o papel dos auditores:
“Esse é um programa estratégico para a CGU, e ele só é viável pelo trabalho realizado pelos nossos auditores. Com esse esforço, conseguimos alcançar pessoas em todos os lugares do Brasil e ouvir no que podemos melhorar como país — como podemos atender melhor as pessoas e evitar desperdícios e mau uso de recursos públicos.”
A Ouvidora-Geral da União também destacou a integração entre as áreas da Controladoria:
“Estamos levando para os procedimentos de auditoria questões de ouvidoria. Esse movimento está alinhado à diretriz de integração entre as unidades finalísticas da Controladoria. Essa conjunção de esforço une controle e ouvidoria numa perspectiva mais ampla e convergente com olhar para os usuários do serviço público.”
Por fim, o secretário nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), André Quintão Silva, ressaltou os avanços da parceria institucional:
“O CGU Presente é um modelo contributivo para o aperfeiçoamento de políticas públicas. Essa avaliação que será feita a partir do sorteio é mais uma contribuição, mais um olhar para qualificar a política pública, mais um olhar para o desempenho do sistema na ponta.”
SUAS e nova etapa de visitas
O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é a principal estrutura de gestão da assistência social no país. Com presença nacional e modelo participativo, o SUAS busca garantir proteção social a indivíduos, famílias e comunidades por meio de benefícios, serviços e programas.
As visitas dos auditores da CGU têm como foco avaliar a forma como o SUAS está estruturado nos territórios e identificar oportunidades de melhoria. Confira abaixo os estados e municípios sorteados:
Estados:
Amazonas, Ceará, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Minas Gerais e Rondônia.
Municípios:
Lista completa disponível no portal da CGU
CGU Presente: escuta ativa e ação coordenada
O CGU Presente promove a articulação entre auditores, gestores locais e cidadãos para compreender a realidade da execução das políticas públicas diretamente na ponta. Além de prevenir irregularidades, o programa possibilita investigações mais aprofundadas quando necessário e contribui para o fortalecimento da transparência e do controle social.
Novo Cadastro Único: resultado da cooperação institucional
Um dos principais resultados da cooperação entre CGU e MDS é a modernização do Cadastro Único, instrumento essencial para a gestão de mais de 40 programas sociais federais.
Com base em recomendações da CGU, o novo CadÚnico traz melhorias como agilidade no cadastro, maior segurança das informações e integração entre bases de dados do governo. A atualização, realizada em parceria com a Dataprev, foi a primeira desde 2010 e representa um avanço significativo na eficácia das políticas sociais.
Segundo o MDS, a nova plataforma traz ganhos expressivos para os gestores públicos e para os próprios beneficiários, contribuindo para a ampliação da cobertura e o aperfeiçoamento dos serviços prestados à população.