Notícia postada em 29/09/2025
A Controladoria-Geral da União (CGU) publicou, em 19 de setembro de 2025, a Portaria nº 3.313/2025, que aprova a Deliberação nº 03/2025 da Comissão de Coordenação de Controle Interno (CCCI). O normativo estabelece diretrizes para o uso estratégico e responsável da Inteligência Artificial (IA) pelas Unidades de Auditoria Interna Governamental (UAIG).
Responsabilidade do auditor
A norma reforça que o emprego dessas tecnologias deve estar sempre subordinado aos requisitos éticos e ao zelo profissional, cabendo ao auditor manter sua responsabilidade direta sobre os resultados. O documento destaca, ainda, a necessidade de capacitação contínua, de modo a garantir o uso ético, seguro e eficiente das ferramentas de IA.
Contexto da aprovação
A deliberação foi aprovada na 27ª reunião ordinária da CCCI, em 20 de agosto. Na ocasião, o Secretário Federal de Controle Interno destacou que o objetivo é alinhar a atividade de auditoria interna às tecnologias disponíveis, sem substituir o julgamento profissional do auditor, mas sim complementá-lo, fortalecendo a função de controle e a agregação de valor.
O tema já havia sido debatido no dia 19 de agosto, durante a 18ª edição do Canal UAIG, que contou com a participação de auditores especialistas. O encontro trouxe experiências práticas e uma visão sobre os desafios e possibilidades da aplicação da IA em todas as fases do trabalho de auditoria — do planejamento à análise dos resultados.
Deliberações práticas
Além da aprovação normativa, foram apresentadas dicas iniciais de capacitação e sensibilização para estimular o uso responsável dessas tecnologias. A edição do Canal UAIG sobre Inteligência Artificial em Auditoria está disponível para acesso público.
Fonte: https://www.gov.br/cgu/pt-br/assuntos/noticias/2025/09/cgu-publica-deliberacao-sobre-o-uso-responsavel-da-inteligencia-artificial-na-atividade-de-auditoria-interna