Notícia postada em 26/03/2025
A partir desta terça-feira (25), Estados e Municípios podem novamente aderir ao Programa Time Brasil, iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU) voltada ao fomento, apoio e orientação dos entes federados na adoção de práticas de Governo Aberto, com foco em transparência, integridade e participação social.
Alinhado ao Plano de Integridade e Combate à Corrupção do governo federal (ver Ação 165), o Time Brasil retoma suas atividades com uma nova fase de adesões, após passar por um período de reformulação. Com a experiência acumulada nas etapas anteriores, o programa foi aprimorado para atender ainda melhor às necessidades dos gestores públicos.
Em suas edições anteriores, o Time Brasil contou com a participação de mais de 100 entes federativos, que implementaram 650 ações de transparência, 374 de integridade e 261 voltadas à participação social. A adesão continua sendo voluntária, e os estados e municípios que optarem por participar terão acesso a ferramentas e orientações específicas para atuação nos três eixos centrais do programa.
O processo começa com uma autoavaliação por parte do ente federativo em relação à sua situação nos três eixos. Com base nessa análise, é elaborado um Plano de Ação a partir da Matriz Time Brasil, um instrumento que indica possíveis caminhos e iniciativas para o fortalecimento da gestão pública. Após a adesão formal, o participante conta com suporte técnico da CGU para colocar o plano em prática, com prazo máximo de execução de 24 meses.
O relançamento do programa traz ainda uma importante novidade: a criação de um sistema informatizado, que promete tornar mais ágil o tratamento das informações e possibilitar uma atualização constante dos dados no site do programa.
A coordenação nacional do Time Brasil está sob responsabilidade da Secretaria de Integridade Pública da CGU. No entanto, os principais agentes de execução são as Controladorias-Regionais da CGU, que atuam diretamente com os entes federativos, oferecendo apoio técnico e assessoramento contínuo. Essas unidades desempenham um papel essencial na articulação interfederativa do programa.
Interessados em participar ou obter mais informações podem procurar a CGU em seu estado ou enviar um e-mail para timebrasil@cgu.gov.br.
Fonte: https://www.gov.br/cgu/pt-br/assuntos/noticias/2025/03/time-brasil-volta-a-receber-adesoes-de-estados-e-municipios