Notícia postada em 25/08/2025
A Controladoria-Geral da União (CGU) participou, em conjunto com a Polícia Federal (PF), da deflagração da Operação Lei do Retorno 2.0, realizada nesta quinta-feira (21/8). A ação é continuidade da operação iniciada no início da semana e investiga o desvio de mais de R$ 50 milhões de recursos do Fundeb em licitações municipais entre 2021 e 2025.
Segundo as investigações, os processos licitatórios eram manipulados para beneficiar grupos específicos, e parte dos valores pagos retornava indevidamente a servidores públicos envolvidos no esquema. Os investigados podem responder por organização criminosa, corrupção, peculato, fraude em licitações e lavagem de dinheiro.
Nesta fase, foram cumpridos 49 mandados de busca e apreensão no Maranhão e no Ceará, contra pessoas físicas, empresas e servidores públicos. Até o momento, os bens e valores apreendidos somam mais de R$ 2,5 milhões.
A CGU reforça que denúncias sobre esta ou outras irregularidades podem ser encaminhadas, inclusive de forma anônima, pela plataforma Fala.BR. Para registrar, basta selecionar no formulário eletrônico o assunto “Operações CGU” e indicar o nome da operação e o estado em que foi deflagrada.
Fonte: https://www.gov.br/cgu/pt-br/assuntos/noticias/2025/08/cgu-participa-de-investigacao-que-deflagrou-nova-fase-da-operacao-da-pf-contra-desvio-de-recursos-da-educacao