04/02/2025
CGU. Livia Sobota assume Secretaria de Integridade Pública da Controladoria-Geral da União
Notícia postada em 04/02/2025
A Controladoria-Geral da União tem, a partir desta segunda-feira (03/02), Livia Oliveira Sobota como nova Secretária de Integridade Pública (SIP). Livia é diplomata de carreira e, antes de assumir a SIP, estava no Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, onde era Diretora de Programa. Livia é formada em Direito pela Universidade de São Paulo e no Curso Preparatório para a Carreira Diplomática do Instituto Rio Branco.
Trabalhou no Gabinete do Ministro das Relações Exteriores e na Assessoria Especial da Presidência da República.
Livia também tem experiência no exterior: foi negociadora na Missão Permanente do Brasil junto às Nações Unidas em Nova York – onde representou o Brasil nos órgãos dirigentes de agências como o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Entidade da Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres) e Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA). Também chefiou o setor de Cooperação da Embaixada do Brasil na Colômbia.
Livia Sobota assume o lugar de Izabela Moreira, que deixou a Controladoria-Geral da União para ser Diretora de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta do Banco Central do Brasil.
Acesse o currículo da nova Secretária de Integridade Pública.
Integridade Pública
A integridade é componente fundamental da boa governança que busca direcionar condutas, valores, princípios e normas na construção de ambientes cada vez mais transparentes, éticos e íntegros. É papel da Secretaria de Integridade Pública (SIP) o fomento, apoio e implementação de práticas, planos, programas e projetos relacionados ao tema integridade pública.
Área de Estudos
A SIP tem entre as suas principais missões o estímulo e fomento de estudos e pesquisas que buscam difundir conhecimentos e informações relacionadas aos trabalhos da Controladoria-Geral da União (CGU) e de outros órgãos do governo federal. Entre os trabalhos da SIP voltados à academia está o Conexões Acadêmicas, evento que busca aproximar o meio acadêmico das iniciativas da CGU, promovendo discussões sobre temas importantes para a administração pública.
Dados Abertos
A Secretaria de Integridade Pública também é responsável pelo Portal de Dados Abertos do Governo Federal. Dados abertos são informações que podem ser livremente acessadas, utilizadas e compartilhadas por qualquer pessoa. Como praticamente todo dado governamental é público, exceto aqueles que contenham conteúdo sigiloso protegido por lei, é fundamental que o governo implemente políticas para disponibilizá-lo de modo útil e seguro. Fortalecer a política de dados abertos é um dos principais objetivos da CGU, por meio da Secretaria de Integridade Pública. Dar acesso a dados e informações é uma cultura de governança que promove a colaboração entre governo e sociedade, por meio da transparência na gestão, participação social e da responsabilidade e responsividade dos agentes públicos. Aprimorar políticas e serviços e solucionar questões de interesse público é um dos principais objetivos da política de Dados Abertos.