Notícia postada em 17/10/2025
A Controladoria-Geral da União (CGU) e a Receita Federal do Brasil (RFB) participaram, em conjunto com a Polícia Federal (PF), da sétima fase da Operação Overclean, deflagrada nesta quinta-feira (16). A ação tem como objetivo desarticular uma organização criminosa suspeita de envolvimento em fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro.
Diligências
Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, além de uma medida cautelar de afastamento de agente público do cargo e sequestro de valores obtidos de forma ilícita. As diligências ocorreram nas cidades de Salvador, Riacho de Santana e Wenceslau Guimarães, na Bahia, e em Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro. As ordens judiciais foram expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
De acordo com as investigações, os envolvidos poderão responder por organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos administrativos, além do crime de lavagem de dinheiro.
Denúncias
A CGU, por meio da Ouvidoria-Geral da União (OGU), mantém o canal Fala.BR para o recebimento de denúncias relacionadas a casos de corrupção e irregularidades.
Cidadãos que possuam informações sobre esta ou outras operações podem encaminhar relatos por meio do formulário eletrônico disponível na plataforma.
O envio pode ser feito de forma anônima, bastando selecionar a opção “Não identificado”.
Para registrar a denúncia corretamente, deve-se marcar, no campo “Sobre qual assunto você quer falar”, a opção “Operações CGU” e, no campo “Fale aqui”, indicar o nome da operação e a unidade da federação onde ela foi deflagrada.
Fonte: https://www.gov.br/cgu/pt-br/assuntos/noticias/2025/10/cgu-e-receita-federal-participam-de-investigacao-que-deflagrou-operacao-da-policia-federal-em-nova-fase-da-operacao-overclean-1