Notícia postada em 21/07/2025
A Controladoria-Geral da União (CGU) e a Receita Federal do Brasil (RFB) participaram da investigação que resultou na deflagração, nesta quinta-feira (17), da 5ª fase da Operação Overclean, coordenada pela Polícia Federal. O objetivo da ação é desarticular uma organização criminosa envolvida em fraudes licitatórias, desvio de emendas parlamentares, corrupção e lavagem de dinheiro.
Esquema envolvia emendas destinadas à Bahia
As investigações apontam que o grupo atuava manipulando licitações e desviando recursos públicos oriundos de emendas parlamentares destinadas ao município de Campo Formoso (BA). Além dos crimes de corrupção ativa e passiva, os investigados também teriam praticado peculato, fraude em contratos administrativos, lavagem de dinheiro, obstrução das investigações e participação em organização criminosa.
R$ 85,7 milhões bloqueados por decisão do STF
A gravidade dos fatos levou o Supremo Tribunal Federal (STF) a determinar o bloqueio de R$ 85,7 milhões em contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas ligadas à organização, como forma de interromper a movimentação de recursos ilícitos e garantir a reparação ao erário.
Diligências em três unidades da federação
A operação cumpriu 18 mandados de busca e apreensão, além de uma ordem de afastamento cautelar de servidor público, todos expedidos pelo STF. As diligências ocorreram nas cidades de:
• Salvador (BA)
• Campo Formoso (BA)
• Senhor do Bonfim (BA)
• Mata de São João (BA)
• Petrolina (PE)
• Brasília (DF)
Denúncias podem ser feitas via Fala.BR
A CGU reforça que qualquer cidadão pode colaborar com investigações por meio da plataforma Fala.BR. As denúncias podem ser anônimas. Para isso, basta:
• Marcar “Operações CGU” no campo “Sobre qual assunto você quer falar”;
• Informar no campo “Fale aqui” o nome da operação (Overclean) e o estado em que ela foi deflagrada.
Fonte: https://www.gov.br/cgu/pt-br/assuntos/noticias/2025/07/cgu-e-receita-federal-participam-de-investigacao-que-deflagrou-operacao-da-pf-para-desarticular-organizacao-criminosa