Notícia postada em 14/05/2025
A Controladoria-Geral da União (CGU) e a Polícia Federal deflagraram, nesta quarta-feira (14/5), a Operação Templo Vendido, que investiga irregularidades em contrato de R$ 196 milhões firmado entre a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina e uma Organização Social (OS) para a gestão de uma unidade hospitalar entre os anos de 2018 e 2023.
As suspeitas envolvem subcontratações ilegais, superfaturamento de serviços e pagamento de vantagens indevidas a dirigentes e ex-dirigentes da entidade gestora. As ações se baseiam em nota técnica da CGU, que identificou subcontratações direcionadas a empresas vinculadas à própria OS.
A operação cumpre 16 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Federal de Florianópolis, nos municípios de Florianópolis, São José, Biguaçu, Palhoça, Criciúma, Araranguá (todos em SC) e Curitiba (PR). Participam da ação 63 policiais federais e 10 auditores da CGU.
Unidade de saúde sob investigação
A unidade gerida pela OS é referência materno-infantil no Sistema Único de Saúde (SUS) da região sul catarinense, com 125 leitos, UTI pediátrica, UCI neonatal, maternidade, centro cirúrgico e atendimento ambulatorial em 21 especialidades médicas, além de Banco de Leite Humano para recém-nascidos e prematuros.
Possíveis crimes
Os investigados poderão responder por peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Denúncias e participação da sociedade
A CGU reforça que denúncias sobre esta ou outras operações podem ser encaminhadas por meio do canal Fala.BR, com a opção de anonimato. Para isso, basta:
• Selecionar no campo “Sobre qual assunto você quer falar” a opção “Operações CGU”;
• Indicar no campo “Fale aqui” o nome da operação e a unidade da federação correspondente.
A operação é conduzida em conjunto com a Ouvidoria-Geral da União (OGU) e integra os esforços de combate à corrupção, em especial no uso de recursos públicos da saúde.
Fonte: https://www.gov.br/cgu/pt-br/assuntos/noticias/2025/05/cgu-e-pf-investigam-contrato-de-196-milhoes-de-reais-da-saude-em-santa-catarina