Notícia postada em 20/09/2024
A Controladoria-Geral da União (CGU) divulgou, nesta quinta-feira (19), o relatório de auditoria anual referente às contas do Ministério da Saúde (MS) no exercício de 2023. O documento integra um conjunto de seis relatórios que foram enviados ao Tribunal de Contas da União (TCU) e incluem auditorias em outros ministérios, como o da Educação (MEC), da Gestão e Inovação (MGI), do Desenvolvimento Regional (MIDR), do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), e dos Povos Indígenas (MPI).
No relatório do Ministério da Saúde, a CGU identificou distorções contábeis, mas que não configuram dano ao erário. Ao receber o relatório preliminar, o ministério realizou ajustes operacionais ao longo de 2024 para corrigir os problemas apontados.
A CGU recomendou a todos os ministérios auditados a adoção de medidas para corrigir as demonstrações contábeis e aprimorar as operações. Essas medidas visam melhorar a execução das políticas públicas, promover o alinhamento entre as unidades responsáveis e reforçar os procedimentos de registro.
A publicação dos relatórios da CGU e as ações decorrentes têm como objetivo fortalecer a prestação de contas e garantir maior transparência e eficiência na gestão pública, com a implementação de novas ferramentas e revisão de práticas operacionais.
Fonte: https://www.gov.br/cgu/pt-br/assuntos/noticias/2024/09/cgu-publica-relatorio-de-auditoria-sobre-contas-do-ministerio-da-saude-2023