Notícia postada em 29/09/2025
A Advocacia-Geral da União (AGU) empossou, nesta sexta-feira (7/6), 130 novos integrantes das carreiras da advocacia pública federal, aprovados no último concurso da instituição. Assumiram o cargo 51 advogados da União, 49 procuradores da Fazenda Nacional e 30 procuradores federais.
Reforço institucional
Com esta cerimônia, já são 760 novos membros empossados desde junho de 2024. Os editais, lançados em dezembro de 2022, haviam previsto inicialmente 100 vagas para cada carreira. No entanto, a AGU conseguiu ampliar as nomeações após solicitação ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Discurso de posse
Durante a solenidade, realizada no auditório da sede 2 da AGU em Brasília, o adjunto do advogado-geral da União, Paulo Mendes, destacou o valor do ingresso dos novos servidores:
“Cada ingresso nesta casa é testemunho de mérito, dedicação e superação individual, mas, sobretudo, expressão de um compromisso coletivo de servir ao Estado brasileiro.”
Ele ressaltou que o serviço público exige consciência e responsabilidade, e que a AGU tem exercido papel de protagonismo na reconstrução das capacidades do Estado, no fortalecimento do diálogo e na defesa de políticas públicas essenciais à cidadania e à soberania nacional.
Mendes também relembrou os desafios enfrentados nos últimos anos, marcados por tentativas de ruptura institucional e ataques à democracia. Para ele, a resistência democrática foi possível graças ao papel das instituições:
“E essas instituições são feitas de pessoas, servidoras e servidores que dedicam inteligência, energia e compromisso para garantir que cada norma seja fiel à Constituição.”
Fonte: https://www.gov.br/agu/pt-br/comunicacao/noticias/agu-da-posse-a-130-novos-membros-de-carreiras-da-advocacia-publica-federal