Notícia postada em 13/05/2025
A Controladoria-Geral da União (CGU) anunciou a transição na liderança da Ouvidoria-Geral da União (OGU). A partir das próximas semanas, o cargo será ocupado pela auditora federal de finanças e controle Valdirene Paes de Medeiros, que se tornará a primeira servidora de carreira da CGU a assumir a função.
A atual ouvidora-geral, Ariana Frances, aceitou convite para integrar a equipe do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Durante sua gestão, iniciada em janeiro de 2023, a OGU consolidou uma atuação marcada pelo diálogo com as ouvidorias setoriais e pelo firme compromisso com a prevenção e o enfrentamento de assédios e discriminações.
Entre as entregas de destaque da atual gestão estão a publicação do Guia Lilás e a participação direta na elaboração do decreto que instituiu o Programa Federal de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação (PFPEAD). Também houve avanços no fortalecimento do Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal (SISOUV), com melhorias na plataforma Fala.Br, maior integração com a Rede Nacional de Ouvidorias (RENOUV) e a criação do Programa MEUS – Melhorando a Experiência do Usuário do Serviço Público.
A nova ouvidora-geral, Valdirene Paes de Medeiros, é formada em Direito, com especialização em Direito Público, e atua na CGU desde 1994. Ao longo de sua trajetória, participou de diversos projetos estruturantes, como o Programa Sorteio de Municípios e o desenvolvimento de processos para o tratamento de demandas externas, sempre com foco na integridade, transparência e defesa dos direitos do cidadão.
O ministro da CGU, Vinícius Marques de Carvalho, agradeceu a Ariana Frances por sua contribuição à frente da OGU e desejou sucesso em sua nova missão. Também deu as boas-vindas à nova ouvidora-geral, ressaltando sua competência técnica e seu compromisso com o interesse público:
"Temos plena confiança na capacidade da Valdirene para conduzir a Ouvidoria-Geral da União com excelência, fortalecendo ainda mais o papel da CGU na promoção da boa governança", afirmou.
Fonte: https://www.gov.br/cgu/pt-br/assuntos/noticias/2025/05/transicao-na-ouvidoria-geral-da-uniao