PAULO SÉRGIO DE MONTEIRO REIS
Bacharel em Direito e Engenheiro Civil, com mais de 45 anos de experiência na Administração Pública, especialmente em processos de contratação de bens e serviços. Professor aposentado da Universidade Federal do Pará, foi Presidente de comissões de licitação, pregoeiro, Diretor-Geral de Tribunal Eleitoral e Diretor de Departamento de Engenharia, entre outras. Atualmente é Assessor Especial da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, além de ministrar treinamentos na área de licitações e contratos administrativos em todo Brasil
PAULO SILVIO SILVA DE FARIA
PAULO SILVIO SILVA DE FARIA
Doutorado-Escola de Comando e Estado-Maior-Estratégia Nacional-1986.Na área pedagógica tem os cursos de Operacionalização de Objetivos Educacionais , de Análise Ocupacional e de Organização e Métodos-FGV.No Exército foi chefe de Seções de Orçamento,de Finanças e de Patrimônio de Departamentos ;Foi instrutor(professor) da Academia Militar das Agulhas Negras e da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais;Foi Chefe da 1ª Inspetoria de Contabilidade e Finanças.Na vida civil foi Diretor Adm-Fin do DETRAN/RJ;Assessor da Presidência do IPERJ;Pró-Reitor Administrativo da Universidade SUAM;Coordenador de projetos no Núcleo Superior de Estudos Governamentais/UERJ;Consultor da OM&RM Auditoria e Consultoria.Possui Moção de Louvor pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro.Foi professor de MBA em Gestão Pública e Pós-graduação em Direito e Adm Pública nas Universidades Cândido Mendes e Castelo Branco,no Rio de Janeiro.
RAFAEL JARDIM
Auditor Federal de Controle Externo, é o atual Secretário de Fiscalização do Sistema Financeiro Nacional do TCU e Ex-Secretário de Combate a Corrupção daquela Corte. Coautor dos livros “Obras Públicas: comentários à jurisprudência do TCU” – 4ª Edição, “O RDC e a Contratação Integrada na prática” , “Lei Anticorrupção e Temas de Compliance” e “O Controle da Administração Pública na Era Digital”. No TCU desde 2005, foi também titular da Secretaria Extraordinária de Operações Especiais em Infraestrutura, unidade responsável pela condução dos processos relacionados à Operação Lava Jato. Foi ainda Diretor da área técnica responsável pela fiscalização de rodovias. Ocupou os cargos de Secretário de Fiscalização de Infraestrutura de Petróleo e também de Fiscalização de Obras de Energia. Coordenou as fiscalizações do TCU atinentes à Copa do Mundo de 2014. Na área de combate à corrupção e integridade, palestrou em eventos internacionais da ONU, OCDE, além de treinamentos para auditores das Controladorias Gerais de diversos países na América Latina. Palestrante e conferencista em temas afetos à engenharia de custos para o setor público, ao Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC), Compliance, Integridade e a licitações e contratos de obras e serviços de engenharia. Formado em engenharia civil pela Universidade de Brasília, trabalhou por mais de dez anos na coordenação de projetos e execução de obras na iniciativa privada.
RAFAEL PACHECO
Assessor da Secretaria-Geral do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), onde atua, também, como Ordenador de Despesas, Coordenador de Licitações Sustentáveis e do Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Boas Práticas em Licitações e Contratos (GELIC). Pós-graduado em Direito Público pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP) e em Direito para a Carreira da Magistratura pela Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ); Graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi Diretor de Licitações e Contratos, Pregoeiro, Presidente da Comissão Permanente de Licitação do MPRJ. Professor especialista em Direito Administrativo e Constitucional. Ministra cursos na área de Licitações e Contratos voltados para a Administração Pública. Coautor das obras “A Retórica da Saúde: As Contratações Públicas no SUS e Suas Várias Faces” (INSTITUTO IDEA, 2024) e “A Nova Lei de Licitações e Contratos: Onde estamos? E para onde vamos?” (CONSULTRE, 2021).
REGINA MARIA BUENO BACELLAR
Gerente do Departamento de Direito Ambiental da Diretoria Jurídica da Companhia Paranaense de Energia- Copel. Advogada Consultora. Graduação em direito pela Faculdade de Direito de Curitiba. Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especialista em Ecologia e Novos Paradigmas do Direito – UTP; em Metodologia da Ciência – Instituto Bezerra de Menezes; Mercosul e Direito Comunitário – IBEJ; e em Direito Ambiental – Universidade de Aveiro/ Portugal. Atualização pela Universidade da Flórida/EUA. Professora em curso de graduação e pós graduação no Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA e Cursos de Pós Graduação na UNIFAE, UNIBRASIL, FEMPAR. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil, Direito Administrativo, Direito Ambiental e Urbanístico.
REINALDO PAIVA
Consultor de Desenvolvimento Organizacional. Psicólogo e Administrador de Empresas. Especializado em Coaching, Treinamento & Desenvolvimento e Capacitação profissional. Pós-graduado em Gestão de Negócio, Consultoria Empresarial e Facilitação de Grupos. Vivência de mais de 20 anos em empresas de pequeno, médio e g rand e porte, de diversos segmentos, como especialista em Administração de Recursos Humanos e Desenvolvimento Organizacional. Sócio fundador da Ahimsa-Assessoria Empresarial & Desenvolvimento Humano, atuando como Coach Executivo, Orientador de carreira, Facilitador e Instrutor de Treinamentos Gerenciais e Técnicos, bem como prestando assessoria em recursos Humanos nas áreas de Seleção, Administração e Gestão de pessoas. Professor da Estação Business School nos cursos de MBA, graduação e in company.
RENATO BRAGA
Auditor Federal de Controle Externo do TCU desde 2003. Ocupa a função de diretor na Secretaria de Controle Externo de Aquisições Logísticas (Selog/TCU), tendo sido anteriormente diretor na Secretaria de Fiscalização de Tecnologia da Informação do Tribunal de Contas da União (Sefti/TCU. É graduado em Engenharia de Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (1988-1992), especialista em Contabilidade e Orçamento Público pela Universidade de Brasília (2006-2007) e em Educação de Adultos pela Intosai Development Initiative (2010-2011). Possui as certificações CISA® (Certified Information Systems Auditor), CIA® (Certified Internal Auditor), CGAP® (Certified Goverment Auditor Professional), CCSA® (Certified in Control Self Assessment), CRMA® (Certification in Risk Management Assurance) e CCI (Conselheiro de Administração certificado pelo IBGC). É instrutor do Instituto Serzedello Correa do TCU desde 2006. Larga experiência em treinamentos na área de controle e auditoria de TI. Conferencista nos principais Congressos Nacionais e Latino-Americanos na área de controle e auditoria de TI. Artigos publicados (revista do TCU, entre outras).
RENATO CASAGRANDE
Mestre em Administração (FGV), Especialista em Planejamento e Administração de Recursos Humanos (UFPR), Especialista em Gestão de Negócios (FAE), Bacharel em Administração e Matemática (CEFET-FUNESP). Formação em Liderança (PennState University, EUA), Formação em Coaching Executivo e Pessoal, ISATH. Formação em Coaching de Equipes, Lambent do Brasil. Diretor da Alleanza Brasil, Consultor e Coach Executivo e de Equipes. Pró-Reitor Acadêmico de Graduação e professor de cursos de Pós-Graduação da Universidade Positivo. Atuou como Diretor Geral da mantenedora do Grupo Opet, das Faculdades e Colégio Opet. No Setor Público atuou na Secretaria de Educação do Estado do Paraná como Assessor da Secretária de Educação, Gerente do Programa de Modernização da Educação Profissional, Chefe do Departamento de Ensino Médio do Estado do Paraná e Coordenador no Estado do Paraná da RENAGESTE – Rede Nacional de Referência em Gestão Educacional.
RENILA BRAGAGNOLI
RENILA BRAGAGNOLI
Advogada. Chefe da Assessoria Jurídica da Codevasf. Mest rand a em Direito Administrativo e Administração Pública pela Universidade de Buenos Aires (UBA), Especialização em Políticas Públicas, Gestão e Controle da Administração pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP/DF). Professora de cursos de pós-graduação na temática Lei das Estatais e palestrante na área de contratações públicas.
RICARDO REBEL
Engenheiro da Computação pela PUC-PR e Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Planejamento Estratégico pela Baldwin-Wallace University (OH/USA). Diretor de Compliance e Gestão de Riscos do Grupo JML. Certificado PMP (Project Management Professional), Green Belt e CPC-A (Certificação de Profissional em Compliance-Anticorrupção). Experiência de mais de 20 anos como profissional e consultor em gerenciamento de projetos, programas e portfólio tanto de baixa, quanto de alta complexidade em empresas como HSBC, Whirlpool, Renault, GVT e Siemens. Experiência como palestrante para a Administração Pública, como TJ/PR e TJ/TO e entidades do Sistema S, como FIEB. Sólido background em análise e modelagem de processos, planejamento estratégico e consultoria empresarial. Professor convidado em cursos de Pós-graduação, MBA e extensões em diversas instituições de ensino e instrutor de cursos in-company nas áreas de Gerenciamento de Projetos, Gerenciamento de Riscos, PMO e Planejamento estratégico. Ex Diretor (2014-2015) e Vice Presidente (2016-2017) do PMI-PR.
RODRIGO DO CANTO CARDOSO
Servidor público federal há 18 anos nomeado pela Advocacia Geral da União como Pregoeiro e Presidente da Comissão Permanente de Licitação da Superintendência do Estado do Rio Grande do Sul, graduado em Ciências Contábeis, Pós Graduado em Direito e Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.
Vasta experiência como Instrutor de cursos de SIASG, Formação de Pregoeiros, pregões eletrônicos, fiscalização e gestão de contratos para servidores do SERPRO, Exército Brasileiro, Tribunal de Contas, Tribunal de Justiça do RGS, TRF 5ª Região – Recife/PE, Ordem dos Advogados do Brasil, Procuradora Geral do Trabalho, Advocacia Geral da União, Escola de União fazendária, Universidade do Pampa, Escola de Administração Fazendária, INMETRO, Instituto Federal, Caixa Econômica Federal, dentre outras instituições.
RODRIGO JOSÉ SANTOS LOPES
Exerce a função de Assistente no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, faz parte da equipe responsável pelo desenvolvimento e operacionalização do SICONV – Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse, atua na área operacional e evolutiva do Sistema. Ministra capacitações para utilização do SICONV para os órgãos da Administração Pública Federal, Estadual, Distrital e Municipal, bem como para as entidades privadas sem fins lucrativos.
RODRIGO PIRONTI AGUIRRE DE CASTRO
Advogado. Pós-Doutor em Direito pela Universidad Complutense de Madrid. Doutor e Mestre em Direito Econômico e Social pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Direito Administrativo pelo Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar Filho e Especialista em Direito Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Conselheiro Estadual da OAB-PR e membro do Conselho Federal da OAB. Presidente da Comissão de Direito da Infraestrutura da Ordem dos Advogados do Brasil Seção. Vice-presidente do Foro Mundial de Jóvenes Administrativistas (Sede México). Membro fundador do Instituto de Estudios Avanzados en Derecho Administrativo; do Instituto de Estudos da Função Pública e do Brazil Infraestructure Institute. Diretor Executivo do Instituto Paranaense de Direito Administrativo – IPDA. Professor de graduação e pós-graduação da Universidade Positivo, da Escola Superior de Advocacia, do IDRFBF-PR, da Universidade de La Plata-ARG, Michoacána-MEX e Instituto Tecnológico de Monterrey - MEX. Autor das Obras: “Processo Administrativo e Controle da Atividade Regulatória” (Ed. Fórum) e “Sistema de Controle Interno: uma perspectiva do modelo de gestão pública gerencial” (3ª edição. Ed. Fórum). Coordenador e co-autor de várias obras jurídicas e conferencistas em eventos nacionais e internacionais.
ROLF DIETER OSKAR FRIEDRICH BRAUNERT
Engenheiro Civil. Professor da Universidade Federal do Paraná – aposentado, com pós-graduação em Planejamento e Projetos de Desenvolvimento Regional na Universidade de Hannover – Alemanha. Especialização em Planejamento, Projetos e Construções na Universidade de Stuttgart – Alemanha. Estágio no Departamento de Edificações no Hochbauamt Stadt Köln, em Colônia – Alemanha. Professor de pós-graduação da UNIBRASIL Faculdades Integradas do Brasil – curso “Licitações e Contratos Administrativos”. Palestrante em seminário realizado no Instituto para o Planejamento Regional na Universidade de Hannover. Especialista em licitações no âmbito nacional e internacional, há mais de 30 anos. Consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em órgãos federais e estaduais em licitações financiadas com recursos do BID e BIRD. Presidente de Comissões de Licitação. Palestrante em inúmeros eventos realizados no Brasil.
Autor de publicações em revistas, dentre outras: Licitação – “Orçamento em Planilha: Obrigatoriedade" – Revista JML de Licitações e Contratos Administrativos – Curitiba – 2007, “Licitação – Projetos: Obrigatoriedade” – Revista JML de Licitações e Contratos Administrativos – Curitiba – 2007, “Qualificação Técnica – Obras e Serviços de Engenharia” – Revista JML de Licitações e Contratos Administrativos – Curitiba – 2008, “O Objeto e os Tópicos Estruturais do Edital/Convite – A Questão das Obras e Serviços de Engenharia” – Curitiba – 2008, “Obras e Serviços de Engenharia – A indispensabilidade de subscrição das propostas de obras, serviços de engenharia e serviços técnicos profissionais especializados pelos técnicos profissionais legalmente habilitados” – Revista JML de Licitações e Contratos Administrativos – Curitiba – 2011. Autor de publicações como: Manual de Licitação para Execução de Obras (BID) – Curitiba – Volume I – 1996, Manual de Licitação para Aquisição de Bens (BID) – Curitiba – Volume II – 1996, Licitações e Contratos (BID) (obras e serviços) – Curitiba – Volume I – 1997, Licitações e Contratos (BID) (bens) – Curitiba – Volume II – 1997, Regulamento de Licitações e Contratos – Serviço Social Autônomo PARANACIDADE – Curitiba – 1997. Manual para Cadastramento e Contratação de Consultores (BID) e de Empresas de Consultoria (BID) – Curitiba – 1998.
Autor dos livros: “A Prática da Licitação” – Curitiba – Grafiven – 2004; “Obras e Serviços de Engenharia – coletânea 10 anos de pregão" – Curitiba – editora Negócios Públicos – 2008; “Legislação – Obras e serviços de engenharia – Serviços técnicos profissionais especializados” – 12ª edição – Curitiba – editora JML – 2015, “Como Licitar Obras e Serviços de Engenharia" – 2ª edição – BH: Fórum – 2010 e “Como Elaborar Editais e Contratos para Obras e Serviços de Engenharia" – 3ª edição – Curitiba – editora JML – 2014.
RÔMULO BORGES ARAÚJO
Diretor-Geral da Administração do TRT-2 (Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região), Cavaleiro da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho. Formado em Administração de Empresas (FACAP) e Gestão de Recursos de Defesa da Escola Superior de Guerra-Governo Federal (ESG-CGERD), com Licenciatura em História (UPE), Pós Graduado em Gestão Pública (UNINOVE).
Instrutor, palestrante e conferencista, atuando na capacitação de servidores, para o eSocial, do Ministério Público do Trabalho (DF), Ministério Público-TO, Superior Tribunal Militar, Tribunal Regional Federal 1-DF, Tribunal Regional Eleitoral-PE e BA, Tribunal de Contas Estadual-PI, ALESP-SP, Tribunal de Justiça-RR e TO; Câmara dos Deputados-SP. Ministrou cursos e treinamentos presenciais a todos os 24 (vinte e quatro) Tribunais Regionais do Trabalho, Ministério Público do AP, Prefeituras de Boa Vista-RR, Louveira-SP, Piracicaba–SP. Qualificou, de forma telepresencial, servidores e colaboradores do Governo do Mato Grosso do Sul, SEBRAE (MA-MS-MT-PB-RO-ACRR), SENAR-MA, SESC (ES-MS), Conselho da Justiça Federal (CJF-BSB), Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF 1). Concedeu treinamento on-line, na plataforma digital, aberta, do Ministério Público de RR, a todos os 27 (vinte e sete) Ministérios Públicos Estaduais brasileiros e Tribunal de Contas Estadual-TO; bem como ao Departamento de Gestão de Pessoas/ Recursos Humanos e setor financeiro dos Órgãos do Estado AP: TJAP, TCE-AP, TRE-AP, SEAD/GEA, AMPREV, Prefeituras Municipais, e ALAP. Realizou Mentoria ao Tribunal de Justiça de RR.
Experiência na Organização dos Eventos Nacionais do eSocial para órgãos públicos nos estados de Belo Horizonte, Brasília, Florianópolis, Manaus, Mato Grosso do Sul, Recife e São Paulo, na época, em conjunto com o Comitê Gestor Nacional.
Responsável pela Implantação do Sistema de Gestão de Pessoas e Folha de Pagamento do TRT-2, implantação nacional do eSocial na Justiça do Trabalho, por meio do Comitê Gestor do Sistema de Gestão de Pessoas da Justiça do Trabalho (cgSIGEP) - designado pelo CSJT (Conselho Superior da Justiça do Trabalho).
RUBEM MAURO SILVA
Sócio da área trabalhista e previdenciária do escritório LSMS Advogados localizado em Brasília/DF. Mestre em Direito Tributário Internacional e Europeu e Comércio Internacional pela Maastricht University, na Holanda. Especialista em estratégias jurídicas empresariais. Professor e palestrante nas áreas trabalhista, previdenciária e tributária.
RUI WAGNER RIBEIRO SEDOR
Executivo e Consultor Sênior em gerenciamento de projetos com experiência internacional em mais de 31 países das Américas, Ásia, Europa e África.Fundador e Sócio Diretor da Sedor Consulting Ltda. e Sedor Treinamento Profissional Ltda. Atua na gestão de projetos de alta complexidade, formação de profissionais, implantação do gerenciamento de projetos, portfólio e escritórios estratégicos de gerenciamento de projetos (SPMOs) de forma customizada às necessidades específicas de cada organização. É especialista e pesquisador em Gestão de Projetos e de Gestão Sustentável segundo as diversas tendências destas áreas. Gerencia, desde julho de 2011, um dos principais projetos do país no momento, responsável pela estruturação e modernização do CENAD (Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres) e da Defesa Civil Nacional ao longo de todo o país. Professor, Pesquisador e Consultor Sênior do Instituto Superior de Administração e Economia associado à Fundação Getulio Vargas (ISAE/FGV) nas áreas de Gerenciamento de Projetos e Sustentabilidade, onde integra suas experiências práticas em grandes projetos com a teoria destas áreas desenvolvidas pelas melhores centros e universidades mundiais. Professor convidado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), ESIC Business & Marketing School e SENAC São José do Rio Preto – SP. Mestre em Gerenciamento por Projetos pela Universidade de Lille (França) e em Administração pela Universidade Positivo (Brasil). Especialista em Gerenciamento de Projetos na primeira turma nacional da área pela Fundação Getúlio Vargas. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Graduado e Certificado pela Universidade Stanford (Estados Unidos) no Programa Avançado para Desenvolvimento de Gerentes de Projetos. Cursa atualmente nesta mesma universidade o Programa de Decisões Estratégicas e Gerenciamento de Riscos. Certificado pela Universidade de Stanford (Estados Unidos) como Stanford CertifiedAdvanced Project Managerdesde 2011, pelo PMI como PMP (Project Management Professional) desde 2002 e pela Scrum Alliance como Scrum Master desde 2007.
RUY SANT’ANA
Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal do Paraná (1972) instituição pela qual foi professor em cursos de graduação e mestrado. MBA em Marketing pela Escola Brasileira de Administração Pública Fundação Getúlio Vargas (2002), Mestre e doutor (PhD.) pelo Colorado State University, USA. Funcionário de carreira da Copel, atuou nas áreas de Qualidade e Marketing. Atualmente é palestrante e pesquisador da área de Inovação e Criatividade.
SANDRO TOMAZELE DE OLIVEIRA LIMA
Mestrado em Negócios Internacionais & Marketing pela Université d’Angers, França.
Especialização em Advanced Project Management pela Positive Business Chair, Université de Paris, França.
Pós-Graduado em Redes de Computadores, Graduado em TI.
Professor convidado da Católica SC, Pós-graduação Licitações e Contratos, Santa Catarina.
Professor convidado da Privacy Academy, Recife/PE.
Professor convidado do MBA em Privacidade de Dados (LGPD) da faculdade Pólis Civitas, Curitiba/PR.
Foi membro dos comitês de governança das corporações e de gestão de riscos corporativos, ambos da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Articulista de gestão de riscos, conformidade, governança e LGPD do Grupo JML.
Coautor dos livros: LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS - Estudos sobre um novo cenário de Governança Corporativa e LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS NO SETOR PÚBLICO.
Com vasta experiência também na iniciativa privada, tendo trabalhado, por exemplo, na Brasil Telecom (atualmente Oi). É Analista Judiciário do TST - Tribunal Superior do Trabalho, tendo atuado na Segurança da Informação e na Coordenadoria de Apoio à Governança e Gestão de TIC.
Ministra capacitações e atua como consultor e palestrante nas temáticas de governança, compliance, gestão de riscos, auditoria, controles internos, LGPD em órgãos e empresas como ANAC, Senado Federal, Câmara dos Deputados, TSE, TST, TRE-AL, TRE-PE, MP-PI, Codesp, Codevasf, Eletronuclear, Sescoop SP, nos Tribunais Regionais do Trabalho de Rondônia, Minas Gerais, Alagoas, Paraíba, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Goiás, Paraná, no Tribunal de Justiça de Rondônia, para alunos do CSJT, CNMP, STF, Serpro, ANEEL, Sebrae, Tribunal de Contas do Paraná e em mais de 50 outras instituições públicas e privadas.
SAULO BENIGNO PUTTINI
Vivência como executivo C-Level (membro da Diretoria Executiva - vice presidente à frente das áreas jurídicas) em um dos maiores bancos de desenvolvimento do mundo (BNDES) com ampla atuação em: (i) articular negócios e executar/idealizar programas para a crise econômica da Covid, (ii) retomar investimentos, especialmente em infraestrutura, (iii) acelerar as agendas de desinvestimento de ações da Bndespar e de privatizações de empresas e ativos públicos, (iv) desenvolver o programa de sustentabilidade nas diferentes abordagens do Sistema Bndes;
G rand e exposição a atividade de relacionamento com Governo, Parlamento, Órgãos de Controle (Judiciário, Ministério Público, Tribunais de Contas, reguladores etc), Mídia e público em geral, atuando como porta-voz da empresa e realizando o advocacy institucional na divulgação de produtos, programas econômicos, negócios e serviços, bem como na construção de novos canais, baseado em ampla base de conhecimentos e contatos pessoais, especialmente com Órgãos de Controle;
Destaque para o trabalho de recuperação de imagem e reorganização de estruturas internas que permitiu o reposicionamento estratégico do BNDES após período de pesadas críticas à sua credibilidade, declínio de resultados financeiros e perda de subsídios econômicos da União, instituindo agenda focada em propósito e eficiência institucional que levou aos maiores lucros da história do BNDES, com sólidos indicadores de desempenho recorrente.
Vivência como executivo de banco privado multinacional (Banco Safra), com atuações nas áreas de compliance, jurídica, data privacy, prevenção à lavagem de dinheiro e risco operacional, aonde teve a oportunidade de estabelecer a modernização do programa de compliance e das agendas de governança corporativa do Banco;
Vivência como auditor federal de carreira do Tribunal de Contas da União, com liderança de áreas de infraestrutura de petróleo, gás natural, energia elétrica, transportes, comunicações, além dos projetos de privatizações e concessões de ativos e serviços públicos federais;
Vivência como integrante e coordenador de operações especiais do TCU com foco em projetos de investimento do Sistema Petrobras, especialmente em refino e produção de óleo e gás. Teve papel fundamental, ainda, na negociação do plano de desinvestimentos e M&A da Petrobras iniciado em 2014.
SAULO DAVID
Agente Público Federal, Gestor Público, pós graduado em Licitações e Contratos, Pós graduado em Gestão Pública, Trabalha com Licitações de 15 anos, atuando como Membro de Comissão Permanente de Licitações, Presidente de Comissão Permanente de Licitações, Pregoeiro Oficial, Membro de Comissão Especial de Licitação, Gestor de Contratos e Fiscal de contratos, consultor empresarial na seara de contratações públicas e instrutor em diversos cursos de licitações e contratos administrativos, desenvolvendo as seguintes atividades como Agente Público: Elaboração de pesquisa de preço , Elaboração dos editais, Termo de Referência, condutor de g rand es certames, atuando ainda na formalização e renovação de contratos administrativos, revisão, reajuste e repactuação de preço em contratos administrativos, formalização e gestão em atas de registros de preços, processos de aplicação de penalidades, atuando ainda nas funções de chefe da sessão/unidade de contratos do hospital Federal da Universidade Federal do Vale do São Francisco, como presidente do comitê regimental de contratos. Atualmente exerce a função de chefe do setor/unidade de contratações diretas exercendo atividades de coordenador de dispensa de licitação, cotação eletrônica, inexigibilidade de licitação, adesão à ata de registro de preço, pregoeiro e presidente da comissão permanente de licitação e presidente da comissão especial de licitação. Atuando na seara de contratações públicas como Consultor Empresarial: Coleta e análise minudenciada em editais em todas as modalidades, Análise e preparação em documentos para certames; análise e preparação de toda a parte recursal e também desde simples questionamento do edital à impugnação do mesmo, cadastro de empresas em sites provedores de licitações eletrônicas, participação em certames sag rand o-se vencedor em licitações para diversas empresa privadas nos mais variados segmentos cujo montante ganho gira na monta de mais de duzentos milhões de reais todas catalogadas. Atuando como Instrutor em diversos cursos de Licitações e Contratos no país, capacitando diversos pregoeiros, membros de comissões permanentes de licitações, ordenadores de despesas, gestores e fiscais de contratos administrativos e dezenas de consultores e profissionais em licitações.
TÂNIA DE ÁVILA
consultora e instrutora tânia de ávila.
graduada em administração de empresas pela universidade de brasília – unb (df), com especializações em gestão pública, pela escola nacional de administração pública – enap (df); em direito administrativo e processo administrativo, pela universidade cândido mendes – ucam (rj), e em controle da gestão pública, pela universidade de brasília – unb (df).
servidora pública do distrito federal há 31 anos, focou a carreira nas áreas de correição (sindicâncias e processos disciplinares), tomada de contas especial e gestão de pessoas. há 27 anos exerce cargos de chefia, direção e assessoramento na administração pública do df, adquirindo a seguinte experiência profissional:
na secretaria de educação: foi chefe do núcleo de lotação de pessoal; assessora da diretoria de administração de recursos humanos; gerente de procedimentos disciplinares; assessora do gabinete do secretário de estado, tendo atuado, ainda, na diretoria de controle interno e na corregedoria;
na secretaria de gestão administrativa: foi chefe da assessoria de tomada de contas especial;
na controladoria-geral do df: foi chefe da assessoria de tomada de contas especial e subsecretária de tomada de contas especial;
na agência de fiscalização do df: foi chefe de assessoria da corregedoria, ouvidoria e controle interno, e diretora de gestão de pessoas;
na secretaria do trabalho, desenvolvimento social, mulheres, igualdade racial e direitos humanos: foi assessora do gabinete e, posteriormente, chefe da assessoria do gabinete do secretário de estado;
na secretaria de fazenda, planejamento, orçamento e gestão: foi coordenadora de normas e padronização e assessora especial da secretária adjunta de gestão administrativa;
na casa civil do df: foi assessoria especial na assessoria jurídico-legislativa, analisando processos relacionados às áreas de correição (sindicâncias e processos administrativos disciplinares), de tomadas de contas especiais e de gestão de pessoas;
na secretaria de proteção da ordem urbanística do df: foi subsecretária de administração geral (ordenadora de despesas);
atualmente, atua na assessoria do secretário executivo da secretaria de estado de educação do df.
com experiência em correição (sindicâncias e processos disciplinares) há 22 anos, já atuou em todas as fases da apuração disciplinar, inclusive na elaboração de julgamentos disciplinares e na fase recursal. além das comissões de sindicância e de processos disciplinares, também integrou comissões de tomadas de contas especial, de acumulações de cargos públicos e de ética no serviço público.
participou de cursos nas áreas de mediação de conflitos; processos administrativos de responsabilização de pessoas jurídicas (par); técnicas de interrogatório; pregão e outras modalidades de licitação, contratos e convênios (instrutor: paulo diniz); lei de responsabilidade fiscal; de executores de contratos e convênios na administração pública, entre outros.
instrutora da área correicional há 18 anos, integra a equipe de instrutores da escola de governo do df, da escola do legislativo do df, e das seguintes empresas: consultre – assessoria e treinamento; supercia cursos; supreme capacitação e treinamento; one cursos treinamento e desenvolvimento; gestão consultoria e treinamento, entre outras; tendo ministrado mais de 18.000 horas aula de treinamento, inclusive em âmbito nacional, a respeito dos seguintes temas:
sindicância e processo administrativo disciplinar (lei federal nº 8.112/90);
sindicância e processo disciplinar aplicável ao distrito federal (lei complementar nº 840/2011 – df);
sindicância e processo disciplinar para empregados públicos (clt), e
processo administrativo geral (lei federal nº 9.784/99).
TARSO CABRAL VIOLIN
Professor de Direito Administrativo do UnicenP; Membro da Comissão de Direito do Terceiro Setor da OAB/PR; Mestre em Direito do Estado pela UFPR; Autor do livro "Terceiro Setor e as parcerias com a Administração Pública, uma análise crítica", editora Fórum, 2006; Assessor Jurídico da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social do Paraná, Advogado e Consultor Jurídico.
THIAGO BUENO DE OLIVEIRA
Advogado, Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Brasília - Uniceub; Pós graduado em Ordem Jurídica pela Fundação Escola do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios; Especialista em Direito Administrativo pelo Instituto Brasiliense Direito Público - IDP e Pós-graduado em Direito e Gestão dos Serviços Sociais Autônomos pelo Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP. Possui treinamento em negociação realizado em Harvard pela CMI Interser (dos fundadores da Theory and Tools of the Harvard Negotiation Project). Mest rand o em Administração Pública pelo Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP. Ex- Supervisor da Unidade de Compras e Licitações, Pregoeiro e Presidente da Comissão Permanente de Licitação da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Ex-Gerente Executivo Administrativo da Apex-Brasil. Ex-Coordenador Jurídico de Consultoria e Assessoria da Apex-Brasil. Ex–Assessor da Diretoria de Negócios da Apex-Brasil. Membro da Comissão de Compliance da OAB/DF. Affiliate member of The International Compliance Association (ICA). Membro do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Atualmente advogado da Apex-Brasil. Autor de vários artigos em Direito Administrativo, bem como das obras: “O Caráter Regulatório das Licitações Públicas”, com prefácio do Min. Benjamim Zymler; e “Manual das Estatais: Questões jurídicas, práticas e essenciais de acordo com a Lei 13.303/2016”, com prefácio do Phd. Rodrigo Pironti e posfácio do Ex-Advogado Geral da União (AGU), Dr. Fábio Medina Osório. Professor Universitário.
THIAGO ZAGATTO
Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União. Especialista em Auditoria Governamental. Foi diretor da Secretaria de Infraestrutura Urbana (2016-2017) e da Diretoria de Centralização e Padronização de Contratações no TCU (2013-2016). Advogado, formado na UNB (2016) e Engenheiro Civil, graduado pela UEL (2005). Membro da Comissão Própria de Avaliação de Pós-Graduação (CPA) do Instituto Serzedello Corrêa ISC/TCU. Membro do Conselho Editorial da Revista Forense. Professor da Pós-Graduação em Licitações na Unibrasil. Palestrante em diversos congressos, seminários eventos relacionados à gestão pública.
TOSHIO MUKAI
Mestre e Doutor em Direito (USP). Ex-Professor de Direito Administrativo da Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie.
VANDERLEI TAVERNA
Advogado com dezoito anos de experiência em Direito Civil/Empresarial. Especialista em Direito Societário e em Direito Internacional Privado. Mestre em Filosofia pela PUC-PR (2008). Professor Universitário das Disciplinas: Ética Profissional e Gestão de Escritório de Advocacia (Curso de Direito), Ética e Legislação Publicitária (Curso de Publicidade e Propaganda) e Filosofia e Ética aplicadas à Administração de Empresas. (Curso de Administração de Empresas). Professor do Centro Universitário UniCuritiba, do Centro de Estudos Jurídicos do Paraná (preparatório para concursos) e da Estação Business School, em cursos de Graduação e MBA. Atua como palestrante nas áreas de Teoria dos Deveres, Ética Corporativa, Negociação e Tomada de Decisão e New Public Management. Professor do Instituto Gestão Brasil.
VERA BOEING
Psicóloga (PUC/ PR), Mestre em Psicologia, Consultora de Empresas e Psicoterapeuta há mais de 25 anos, com larga experiência em Outplacement, Seleção de Executivos e Treinamento e Desenvolvimento de Competências. Trainer de Programação Neurolingüística, formada em Hipnose Ericksoniana, Terapia da Linha do Tempo, Energy Tapping e Terapia Sistêmica com Constelações Familiares e Organizacionais.
Com formação em Dinâmica de Grupo e Especialista em Recursos Humanos, atua como Coach em desenvolvimento profissional.
Formação em Constelações Organizacionais (Talent Manager. PT) pelo Instituto de Filosofia prática na Alemanha) e em Panorama Neurosocial na Holanda e Formação em Dinâmica de grupos pela SBDG.
Experiência nacional e Internacional com desenvolvimento de Liderança e Gestão de Pessoas.
WAGNER TOYAMA CASSIMIRO
Professor e acadêmico. Possui graduação em Administração e mestrado com ênfase em Recursos Humanos, ambos na FEA-USP. Especialista em Educação corporativa, aprendizagem e desenvolvimento de competências. É vice-coordenador do curso de Educação Corporativa da FIA. Professor de pós-graduação da FIA e palestrante de outras instituições. Possui artigos aprovados em revistas e congressos, nacionais e internacionais, bem como é co-autor de livros no assunto. É Membro do Grupo de Estudos em Gestão da Educação Corporativa da FIA e pesquisador das 3 edições da Pesquisa Nacional de Educação Corporativa, liderado pela profa. Marisa Eboli. Como Consultor, realizou consultoria na área de educação corporativa para Abril Educação, Biosev LDC, Bradesco, BrasilKirin, Cielo, Comgás, Finep, Sindipeças, Sicoob, Tecnisa, Votorantim Cimentos, entre outras organizações. Foi consultor na TerraFórum (atual Globant) e desenvolveu projetos em gestão do conhecimento e portais corporativos. Além disso, possui experiência em gestão universitária, sobretudo em alumni relations e fund raising. Empreendedor, é fundador e diretor geral da Plâncton, empresa de criação de experiências educacionais (trilhas de aprendizagem, videoaulas e elearning). Clientes: FGV-EAESP, FIA, FEA-USP, Poli-USP, Faculdade de Medicina da USP, HU-USP, Ministério do Trabalho, Mongeral Aegon, Tecnisa e Via Varejo.
WEDER DE OLIVEIRA
Ministro do Tribunal de Contas da União. Graduado em Direito (UnB) e Engenharia Civil (UFG). Pós-graduado em Economia (George Washington University) e Engenharia de Produção de Petróleo (UFBA/Petrobrás). Foi consultor de orçamento, fiscalização e controle do Senado Federal, consultor de orçamentos e fiscalização financeira da Câmara dos Deputados, auditor fiscal da Receita Federal e engenheiro da Petrobrás. É autor do livro Curso de Responsabilidade Fiscal – Orçamento, Direito e Finanças Públicas / Volume I (1175 p, Editora Fórum) e coautor dos livros Licitações, Contratos e Convênios Administrativos: Desafios e Perspectivas (Editora Fórum) e Gasto Público Eficiente – 91 Propostas para o desenvolvimento do Brasil I (Editora Topbooks). Professor dos cursos de pós-graduação em Direito Administrativo e em Direito Tributário e Finanças Públicas do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP).